Igreja de N.S.da Lapa dos Mercadores no Centro do Rio reabre para missas e visitação turística

A Igreja de N.S. dos Mercadores está pronta a receber visitantes todos os dias da semana, para missas diárias, às 8h da manhã. Após o fim da celebração da missa a igreja será aberta para visitação turística entre 9 e 14h dos dias de semana. O visitante poderá ver a nave elíptica – uma das únicas da cidade – a sacristia e o átrio de Nossa Senhora da Fé, onde estão as famosas balas de canhão e imagem de mármore que foram objeto do chamado Milagre da Rua do Ouvidor.  Em 1893, durante a revolta da armada, o encouraçado Aquidabã atirou contra a cidade, derrubando a torre de sinos da Igreja, e a estátua de quase 2m de altura da Santa, que, embora despencando de 25m de altura, só quebrou 2 dedinhos. Depois das 15h, até as 18h, só será possível visitar a parte principal da igreja.

Nos finais de semana – todo sábado e domingo – as missas serão sempre solenes. Contam com coral, música erudita, decoração em flores naturais, procissão de entrada, fumaça de incenso, e serão celebradas sempre em latim, conforme o rito do Papa São Paulo VI. “As missas de fim de semana terão o acompanhamento do Coral Astorga, da soprano Juliana Sucupira, e nosso órgão de 1873 vai ser tocado, entre outros instrumentos; é uma missa com coral e grande orquestra, além de cuidadosa celebração litúrgica. A missa é em latim, mas as leituras e a pregação (homilia) são em português”, explica o responsável pela irmandade, Cláudio André de Castro.

A recuperação da Igreja e de seu acervo contou com a contribuição do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, e nas missas solenes de sábado e domingo com grande orquestra e coral a irmandade conta com o apoio do restaurante Sobrado da Cidade. A igreja ganhou também um sistema de som de última geração.

A Igreja já aceita reservas de datas para casamento, missas, e batizados. A secretaria fica a cargo da experiente Sylvia Assumpção, com anos de serviços à Irmandade; a secretaria está aberta todos os dias de 9h até as 14h e responde a consultas no email secretaria@lapadosmercadores.org. Segundo a Igreja, as perguntas já são respondidas via o chat do Google e via o perfil do Instagram, @igrejalapadosmercadores.

   



Concerto com o Coro San José de Las Fuentes, de Buenos Aires, formado por crianças e jovens,- dia 14/07 - às 12hs -  apresentação única.



O telefone da Irmandade é (21) 98997-8330, que também é WhatsApp.

Agenda dos Serviços Religiosos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Rua do Ouvidor, 35 – Esquina de Travessa do Comércio (Arco do Teles) – Centro – Rio de Janeiro

Sábados – Missa Especial com Música Clássica (Coral e Orquestra), sempre em Latim no Ritual de São Paulo VI, às 12h (meio dia)

Domingos – Missa Especial com Música Clássica (Coral e Orquestra), sempre em Latim no Ritual de São Paulo VI, às 12h (meio dia)

Atendimento religioso das 8 às 11:30







8 1/2 Festa do Cinema Italiano apresenta uma série imperdível de Filmes sobre Arte



Até 23/08 acontece a 8½ Festa do Cinema Italiano 


A Risi Film disponibiliza documentários dedicados às artes visuais e aos grandes artistas de todos os tempos que são exibidos no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo.

A Risi Film é uma empresa cinematográfica sediada em Lisboa que opera no Brasil e na Italia, nos âmbitos da distribuição, gestão de plataforma de streaming e organização de festivais de cinema. A Seguradora Generalli é uma das patrocínadoras da Festa do Cinema Italiano.

O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do Ministero della Cultura da Itália e da Cinecittà, com organização logística da Bonfilm.

Para assistir o trailer dos documentários em cartaz é só acessar https://risifilm.com.br

Confira a programação dos filme e horários de exibição através do endereço. http://www.itaucinemas.com.br/pag/rio-de-janeiro-botafogo

Até 05 julho | Michelangelo - Infinito, de Emanuele Imbucci 

6 julho a 12 de julho | Klimt & Schiele - Eros e Psique, de Michele Mally

13 julho a 19 julho | Eu, Leonardo da Vinci, de Jesus Garces Lambert

20 julho a 26 de julho | Tintoretto - Um Rebelde em Veneza, de Giuseppe Domingo Romano

27 de julho a 02 de agosto | Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu, de Giovanni Piscaglia

03 agosto a 09 de agosto| Monet - Magia de Luz e Água, de Giovanni Troilo

10 agosto a 16 de agosto| Gauguin no Taiti - O Paraíso Perdido, de Claudio Poli

17 agosto a 23 de agosto | Hitler vs Picasso - A Obsessão Nazista pela Arte, de Claudio Poli